Fale com a Cultura em Movimento

ENTRE, PUXE UMA CADEIRA E SENTE -SE! VAMO PROSIÁ UM MUCADIM!




Fale com a Cultura em Movimento




quinta-feira, 21 de abril de 2011

CONVITE DA PRESIDENTA DA COMISSÃO DE FOLCLORE DE URUAÇU

SEMANA INDÍGENA SERRA DA MESA

Sinvaline
Iawalapitis
4
Sinvaline · Uruaçu, GO
19/4/2011 · 13 · 6
 
Serra da Mesa é uma região que abrigava grande população indígena como ava-canoeiro, krahô, tapuios e tantos outros que foram massacrados ou fugiram da escravidão.

Espantoso é que a maioria das pessoas nao conhecem indios, estes foram expulsos de suas terras para dar lugar à colonização.Alguem até estranha quando ouve que é descendente de indigena. É comum ouvi dizer:

- Não gosto, tenho medo de índio. Indio é preguiçoso...

O que de mais bonito a natureza tem, o homem depredou: os rios, as matas, os animais e os índios.

O Memorial Serra da Mesa com a Semana Indígena busca a memória esquecida e de forma concreta apresenta a alunos e turistas como viviam os indios, mostrando que para se ter vida saudável no planeta as pessoas precisam aprender a viver como esse povo de uma cultura milenar que sabe preservar a natureza.

Por aqui já passaram Funi-o, Kariri-Xocó, Yawalapiti, Krahô, Tapuios, Tapirapé, Ava- canoeiro e independente da etnia, todos eles deixaram uma lição:

A terra é sagrada, a criança é simbolo de vida futura e o velho é simbolo de sabedoria.

A cada contato com o indígena o ser chamado "homem branco" se vê pequeno diante da grandiosidade do saber desse homem "não civilizado".

Talvez ser chamado de "não civilizado" seja motivo de orgulho para o índio, pois assim ele é puro diante do que a civilização criou e que o afasta de seu mundo particular.

A cada encontro com a cultura indígena se aprende como respeitar a natureza de um modo especial, ver a beleza interior do ser humano e saber que vida precisa ser vivida com prazer.

O ano de 2011 começou com novo governo e em nenhum momento foi citado a causa indigena, ela fica em segundo plano. As grandes hidrelétricas vão se formando, o dinheiro flui e desaparece como tambem vão desaparecendo as riquezas naturais e a felicidade do homem.

O Professor Ribamar Bessa dentro do saber acadêmico fala da questão indígena e como tantos outros que conhecem bem, é um grande defensor da causa indígena. E assim ele vai poetisando com as palavras do "Pajé que fala com as árvores!


Talvez em um futuro próximo falar em "indio" seja só uma lembrança de um tempo bom em que havia rios de aguas límpidas, de montanhas verdes e muitos animais ...

Saudosos os homens "civilizados" conhecerão só histórias e fotos desse tempo distante onde ainda existiam homens "não civilizados" conhecidos por índios.

Que Nhanderu, Papã, Tupã e tantos outros deuses protejam os homens e o Grande Criador conserve a populaçao indígena sobre a Terra.

Nenhum comentário: