EDITAIS, CONCURSOS E FESTIVAIS EM ANDAMENTO
1 - Festival de Música em Orizona - Goiás/ Mês de maio/2013
2- XVI Congresso Brasileiro de Folclore/ Mês de outubro/2013
3- Festival do Alho, Batata e Cebola de Cristalina - ABC da Boa Mesa
4 - Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira/ 2013... Junho/ 2013
5 - Premio Culturas Populares/ Até 05 de julho/2013 - O Ministério da Cultura – MinC publicou, no último dia 5, o edital do Prêmio Culturas Populares 2012, que homenageia o ator, produtor e cineasta Amáncio Mazzaropi, que estaria completando 100 anos de idade. O objetivo é reconhecer e premiar a atuação de mestres e de grupos ou comunidades responsáveis por iniciativas que envolvam as expressões das culturas populares brasileiras.
Também podem participar do edital projetos que desenvolvam atividades de retomada e difusão de práticas populares em todas as suas formas, como religião; rituais e festas populares; arte popular; mitos, histórias e outras narrativas orais; processos populares de transmissão de conhecimentos; medicina popular; alimentação e culinária popular; pinturas, desenhos, grafismos e outras formas de artesanato e expressão plástica; escritos; danças dramáticas; audiovisual; dentre outros.
As inscrições estarão abertas até o dia 5 de abril de 2013 e poderão ser realizadas pela internet, por meio do Sistema Salic Web, ou por via postal. Serão investidos R$ 5 milhões entre os 350 premiados nas categorias Mestres (170 prêmios), Grupos/Comunidades (170 prêmios) e Mestres in memoriam (10 prêmios).
Prêmio Culturas Populares 2012
Inscrições: Até 5 de JULHO de 2013
Edital: Clique para baixar
Informações: Nesta página
Inscrições: Até 5 de JULHO de 2013
Edital: Clique para baixar
Informações: Nesta página
Tags: cultura popular, editais
Presidente da Comissão Goiana de Folclore
O Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG), por meio do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (LABOTER) e a ONG Cultura, Cidade e Arte tem o prazer de convidar vossa senhoria para participar do I Fórum sobre a Dimensão territorial das festas populares e aproximações com o turismo em Goiás que se realizará nos dias 13 e 14 de maio de 2011 no auditório da Faculdade de Direito da UFG na cidade de Goiânia-Goiás (conforme a programação abaixo).
O I Fórum sobre a Dimensão territorial das festas populares e aproximações com o turismo em Goiás faz parte do projeto “A dimensão territorial das festas populares e do turismo: estudos comparativos do patrimônio imaterial nos estados de Goiás, Ceará e Sergipe” que foi contemplado no do edital 07 de 2008, da CAPES-MINC, Programa Pró-Cultura, do Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Cientifica em Cultural.
A realização do Fórum visa desenvolver reflexões e proposições sobre a cultura, em especial o uso e a valorização das festas populares a partir das paisagens culturais do estado de Goiás, como forma de repensar a apropriação do espaço, bem como, possibilitar a parceria, integração e junção de saberes e práticas entre os movimentos sociais, as organizações não governamentais, os órgãos do setor público estatal – fundados na rotina de intervenção e a universidade no intuito de promover a conexão entre os saberes e as ações populares, acadêmicos e institucionais.
Entretanto, para que realmente se estabeleça esta conexão entre as diferentes instituições que pensam e produzem as festas populares em Goiás é necessário que ocorra a participação de todos no Fórum. Por isso é de extrema importância à participação de sua entidade neste evento.
Desta forma solicitamos que confirme presença até o dia 10/04/2011 pelo e-mail forumprocultura@gmail.com ou pelo fone (62)3521-1184 ramal 228 nos enviando o nome do representante da instituição e cargo.
Atenciosamente,
Maria Geralda de Almeida Márcia Pelá
Coordenadora do Projeto ONG Cultura, cidade e Arte
Programação_______________________________________________
Dia 13 de maio
19 h – Solenidade de abertura
19h30 – Mesa redonda: A Dimensão territorial das festas populares e aproximações com o turismo em Goiás: ontem, hoje e amanhã.
Debatedores: Representantes Poder Público (Agepel), Movimento Social e Academia
Argüidores: Representes das Secretarias de turismo e cultura dos municípios convidados, movimento social (associações, pontos de culturas, ongs que organizam as festas) e pesquisadores da área .
21h – Apresentações artístico-culturais
Dia 14 de maio
9 – 12 h Grupos de trabalhos
· Políticas públicas e financiamento
· Organização e gestão
· Relação entre a preservação da memória imaterial das festas e o mercado midiático e turístico.
· Tradição e Renovação
12h - Almoço
14h –Plenária final com apresentação das discussões de cada Grupo de Trabalho e elaboração de um dossiê com os principais pontos levantados.
16h - Encerramento
======================================================================
BOLSA DE PUBLICAÇÕES REGINA LACERDA
EDITAL
Edital n° 02/2011
| |
Nome:
|
Prefeitura Municipal de Goiânia
Secretaria Municipal da Cultura
|
Moda-
lidade:
|
Concurso sobre a
Bolsa de Publicações Regina Lacerda-Folclore.
|
Local:
|
Secretaria Municipal da Cultura – sito à rua 84 n° 565, Setor Sul – Goiânia, Goiás Cep: 74.080-400
|
Horário:
|
Das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00
|
Objeto:
|
Consiste em premiar em 03 (três) Áreas, a saber:
I – Estudo inédito, em forma de monografia, sobre manifestações culturais de temáticas folclóricas brasileiras em Poesia, Narrativa, Teatro Popular ou Artesanato folclóricos;
II – Estudo inédito, em forma de monografia, sobre manifestações culturais de temáticas folclóricas brasileiras em Música folclóricas;
III – Estudo inédito, em Vídeo sobre folclore;
a serem selecionadas na forma deste Edital.
|
Inscrições:
|
Período: de 16 a 30 de junho de 2.011
|
Premiação:
|
Os vencedores terão seus estudos publicados e editados conforme está determinado neste Edital.
|
O presente Edital será regido pela Lei Federal n° 8.666/93, e suas alterações posteriores e especialmente pela Lei Municipal n° 8.165, de 23 de abril de 2003. jvsl.**
|
PREÂMBULO
A Prefeitura Municipal de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal da Cultura, torna público o Concurso de estudos folclóricos, intitulado Bolsa de Publicações Regina Lacerda-Folclore, destinado às pessoas físicas (brasileiros ou estrangeiros) residentes no Brasil há mais de 05 (cinco) anos, em 03 (três) áreas:
I – Poesia Popular, Conto Popular, Narrativa, Teatro Popular ou Artesanato;
II – Música folclóricas;
III – Estudo em Vídeo sobre folclore;
a serem selecionados na forma deste Edital e seu anexo I, de conformidade com a Lei Federal n° 8.666, de 21 de junho de 1993 e alterações posteriores, e com a Lei Municipal de n° 8.165, de 23 de abril de 2003.
01 - DO OBJETO
Consiste em premiar estudos folclóricos em 03 (três) Áreas, a saber:
I – Estudo inédito, em forma de monografia, sobre poesia popular, conto popular, narrativa, teatro popular ou artesanato;
II – Estudo inédito, em forma de monografia, sobre música folclóricas;
III – Estudo inédito, em vídeo sobre manifestações culturais de temáticas folclóricas brasileiras;
a serem selecionados na forma deste Edital.
02 - DA PARTICIPAÇÃO
2.1 - Poderão concorrer ao presente concurso, pessoas físicas (brasileiros ou estrangeiros) residentes no Brasil há mais de 05 (cinco) anos que comprovem seu tempo de residência;
2.2 - É vedada a participação de um mesmo autor em mais de uma área;
2.3 - Não serão admitidas inscrições de pessoas ligadas diretamente à Secretaria Municipal da Cultura;
2.4 - Será automaticamente indeferida, a qualquer tempo, a inscrição à Bolsa de autor que incorrer nos impedimentos previstos nos subitens 2.1, 2.2 e 2.3;
03 - DO PERÍODO E DA FORMA DE INSCRIÇÃO
3.1 - As inscrições serão efetuadas mediante preenchimento da Ficha de Inscrição, conforme modelo constante do ANEXO I, deste Edital,
3.2 - As inscrições poderão ser feitas diretamente na sede da Secretaria Municipal da Cultura, sito à rua 84 n° 565, Setor Sul, Goiânia – Goiás, cep: 74.080 – 400, depois de transcorrido o prazo mínimo dos quarenta e cinco dias da publicação do Resumo deste Edital, durante o período de 16 a 31 de junho de 2011, ou via postal, com “AR”, mediante o envio da Ficha de Inscrição acompanhado dos originais.
3.3 - O Edital e seu Anexo I deverá ser retirado no local da inscrição ou baixado no link próprio do concurso, na página da Prefeitura Municipal de Goiânia (www.goiânia.go.gov.br).
3.4 – A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação as quais não poderá alegar desconhecimento.
3.5 – Os Estudos não aprovados deverão ser retirados pelo autor, num prazo de 90 (noventa) dias após a publicação dos resultados, (item 6.1 deste Edital); e os estudos que não forem retirados, transcorrido este prazo, serão, a critério, incorporados ao acervo da Comissão Goiana de Folclore.
04 - DO ESTUDO CULTURAL FOLCLÓRICO
4.1 - O Estudo CULTURAL FOLCLÓRICO das áreas I e II deverá ser encaminhado em 07 (sete) vias, e o da área III em 01 (uma) via, sob Pseudônimo, juntamente com a Ficha de Inscrição, conforme disposto no subitem 3.3, contendo os documentos abaixo relacionados:
1 – Sobrecarta lacrada, contendo o título da obra, o nome completo, o endereço (inclusive o eletrônico);
2 – Os trabalhos apresentados na Área I deverão ser apresentados em CD, mais uma versão impressa com as seguintes especificações: folha A-4, corpo 12 (doze), espaçamento 1,5 (um virgula cinco), fonte New Times Roman, margens superior e inferior 2,5 (dois virgula cinco) e margens esquerda e direita 3,0 (três) podendo atingir o limite máximo de 100 (cem) páginas, incluindo-se neste limite, fotos, gráficos, tabelas etc...;
3 – Os trabalhos compreendidos na Área II deverão obedecer a mesma orientação e formatação da Área I, podendo ser acompanhados de gravação em CD;
4 – Os trabalhos compreendidos na Área III deverão ser apresentados em DVD, com duração máxima de 20 (vinte minutos);
5 – Cópia das cédulas de identidade e de CPF;
6 – Comprovante de residência no Brasil de, no mínimo, 05 (cinco) anos consecutivos e completados até a data da publicação deste Edital.
4.2 – Nenhum dos estudos apresentados poderá conter o nome do autor ou qualquer outra forma de identificação do mesmo sob pena de desclassificação sumária.
05 - DA SELEÇÂO
A seleção final dos Estudos Culturais Folclóricos a serem incentivados pela Bolsa Regina Lacerda será realizada por uma Comissão Julgadora Especial, nomeada por Portaria do Secretário Municipal da Cultura, conforme Parágrafo Único, do Art. 3° da Lei Municipal n° 8.165, de 23 de abril de 2003.
06 - DOS SELECIONADOS
A divulgação do resultado e a entrega do Certificado de premiação aos vencedores e dos Certificados de Participação aos concorrentes, realizar-se-á em Sessão Solene, no Auditório da Câmara Municipal de Goiânia, no dia 22 de agosto do corrente ano, de acordo Art. 05 da Lei n° 8.165.
07 – DA PREMIAÇÃO
7.1 - Os vencedores das Áreas I e II terão seus trabalhos publicados, com tiragem de 1.000 (mil) exemplares e o vencedor da Área III terá seu vídeo editado com tiragem de 500 (quinhentos) DVDs.
7.2 - Cada participante premiado ficará com 50 % (cinqüenta por cento) da tiragem do produto final; ficando os restantes, 25% (vinte e cinco por cento) para o município de Goiânia e 25 % ( vinte e cinco por cento) para a Comissão Goiana de Folclore.
08 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
8.1 - Para os efeitos deste Edital, entende-se que estudo inédito é aquele não publicado e/ou veiculado por nenhuma forma.
8.2 - São formas de comunicação entre a Secretaria Municipal da Cultura e os participantes do Concurso, em razão deste Edital, a correspondência formal e devidamente assinada, encaminhada via "CORREIOS", com aviso de recebimento "AR", bem como sob as formas de fac-símile (fax) e correio eletrônico (e-mail), desde que possam ser aferidas suas autenticidades.
8.3 – Este Edital é composto do Anexo I, e o texto integral estará à disposição dos interessados no endereço citado como sede da Secretaria Municipal da Cultura, e seu Resumo foi publicado no Diário Oficial do Município e Jornal de grande circulação em Goiás.
8.4 - Maiores informações poderão ser obtidas prioritariamente pelo site www.goiania.go.gov.br no link Bolsa Regina Lacerda, ou pelo telefone da Secretaria: (62) 3524 -1754 e Celular (62) 99464750 (Fátima Paraguassu – Presidente da Comissão Goiana de Folclore).
8.5-Os casos omissos serão dirimidos por ato do Secretário Municipal da Cultura.
SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA, aos 25 dias do mês de abril de 2011.
KLEBER ADORNO
Secretário
Jvsl.**
Ficha de Inscrição – Anexo I do Edital n° 02/2.011 |
Concurso Bolsa Regina Lacerda-Folclóre |
Lei Municipal n° 8.165, de 23 de abril de 2003 |
Nome :
| ||
Pseudônimo:
| ||
Título do Trabalho:
| ||
CPF:
| ||
Endereço:
| ||
Email:
| ||
Fone:
| ||
Marque com um X Área de Inscrição:
| ||
Área I: poesia popular, conto popular, narrativa, teatro popular e artesanato
| ||
Área II: música folclórica
| ||
Área III: vídeo
| ||
Assinatura:
Data:
|
Obs.:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário