Fale com a Cultura em Movimento

ENTRE, PUXE UMA CADEIRA E SENTE -SE! VAMO PROSIÁ UM MUCADIM!




Fale com a Cultura em Movimento




quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O QUE É URUAÇU?

Por Braulio Calvoso ( brauliocalvoso@hotmail.com)

Segundo o Glossário etimológico de Clerot, o nome URU, pode significar um tipo de formiga ou um tipo de pássaro, da família das galináceas.


A formiga e o galináceo citados no livro estão aí embaixo.

Portanto URU: um tipo de pássaro ou um tipo de formiga;

Assu (açú) significa grande, em Tupi.

Uruaçu significa então uma ave do gênero Odontophorus ou um gênero de formiga azteca, que se encontram aí embaixo para quem quiser ver.

Uruaçu segundo o glossário significa o odontophorus grande.

Porém essa espécie está ameaçada de extinção lá no Rio Grande do Sul. Nada indica que ela seja endêmica da região do Cerrado. Mas pode ter ocorrido uma outra espécie do mesmo gênero na época da fundação do arraial que deu origem à cidade de Uruaçu, no estado de Goiás.

Como Clerot fez uma pesquisa de muitos anos para montar o glossário, vamos respeitar a sua opinião e considerar que a cidade tem u nome Uruaçu por fazer referência à ave em questão, dando conta de que ela ocorria em uma variedade de odontophorus (CAPOOEIRA) que pode ter sido o capoeira, que "ocorre do Ceará ao Rio Grande do Sul e sudoeste de Mato Grosso".

Outra variedade que o glossário cita é a do odontophorus stellatus que segundo um site: The Starred Wood-quail ("Odontophorus stellatus") is a species of bird in the Odontophoridae family.It is found in Bolivia, Brazil, Ecuador, and Peru.Its natural habitat is subtropical or tropical moist lowland forests.

Sendo assim, URUAÇU significa esse tipo de ave, só que grande. maior do que geralmente se vê.
Na próxima oportunidade, quero falar das origens etimológicas dos nomes: GOIÁS, E GOIANA, sendo que este último vocábulo deve ter dado origem ao nome da cidade de Goiânia. Muito interessante.

Autor:
Braulio Antônio Calvoso Silva - Brasília-DF

ODONTOPHORUS
GUIANENSIS






ODONTOPHORUS STELLATUS








Formiga: uru
(azteca alfari)












ODONTOPHORUS
CAPOEIRA

2 comentários:

Roberta Fraga disse...

Bem interessante!
Bom texto,
Parabéns, Bráulio.

Sinvaline disse...

Esclarecedor, também temos o rio Uru nome dado pelos indigenas do tronco Jê que habitavam suas margens, pode ser que quando o IBGE solicitou a mudança do nome de Santana, a sugestão Uruassu pode ter sido em virtude do rio Uru.

abraços

Sinvaline
sinvaline@gmail.com