Fale com a Cultura em Movimento

ENTRE, PUXE UMA CADEIRA E SENTE -SE! VAMO PROSIÁ UM MUCADIM!




Fale com a Cultura em Movimento




quarta-feira, 30 de junho de 2010

Identidade Patrimônio e Memória



" Alguém deve rever,escrever e assinar os autos do passado antes que o tempo passe tudo a raso" Cora Coralina




O QUE É FOLCLORE?


O folclore não é um conhecimento cristalizado, embora se enraíze em tradições que podem ter grande antigüidade, mas transforma-se no contato entre culturas distintas, nas migrações, e através dos meios de comunicação onde se inclui recentemente a internet.. Parte do trabalho cultural da UNESCO é orientar as comunidades no sentido de bem administrar sua herança folclórica, sabendo que o progresso e as mudanças que ele provoca podem tanto enriquecer uma cultura como destruí-la.

"o folclore não é, como se pensa, uma simples coleção de fatos disparatados e mais ou menos curiosos e divertidos; é uma ciência sintética que se ocupa especialmente dos camponeses e da vida rural e daquilo que ainda subsiste de tradicional nos meios industriais e urbanos. O folclore liga-se, assim, à economia política, à história das instituições, à do direito, à da arte, à tecnologia, etc, sem entretanto confundir-se com estas disciplinas que estudam os fatos em si mesmos de preferência à sua reação sobre os meios nos quais evoluem." "um outro processo a merecer atenção é o da espetacularização das manifestações folclóricas pela pressão dos meios de comunicação de massa e do turismo. Algumas das manifestações tradicionais guardam a natureza de espetáculos, que têm sido levados à exacerbação, convertendo-se em produto da cultura de massas. O exemplo mais evidente é o do boi-bumbá de Parintins. Preocupante, porém, é o caso de manifestações de natureza ritual, reservadas aos membros de comunidades religiosas, que por seu exotismo estão sendo cooptadas para converter-se em eventos de massa. É o caso das panelas-de-Iemanjá, convertidas em festivais para turistas. Diante desse quadro, torna-se necessária uma nova postura liberada dos preconceitos etnocêntricos, a reciclagem das técnicas de pesquisa em trabalho interdisciplinar com a incorporação das contribuições renovadas das ciências humanas e das ciências da linguagem, o uso de novas tecnologias e equipamentos disponíveis"

( fonte):http://pt.wikipedia.org/wiki/Folclore_brasileiro#cite_note-0

2 comentários:

Anônimo disse...

Fico muito feliz e entusiasmado em poder participar das atividades desta dinâmica equipe de trabalho, que tenho certeza muito tem a contribuir para a cultura goiana em prol das nossas gerações futuras.ABRAÇOS, Reno.

Fátima Paraguassú disse...

É bom saber que há pessoas entusiasmadas e comprometidas com esse árduo, porém, prazeroso trablaho em prol da cultura.
Abraços,
Fátima Paraguassú