Fale com a Cultura em Movimento

ENTRE, PUXE UMA CADEIRA E SENTE -SE! VAMO PROSIÁ UM MUCADIM!




Fale com a Cultura em Movimento




quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Grupo de Trabalho 15 -Populações tradicionais, territorialidades e etnociências

Convidamos os interessados em propor comunicações orais para o Grupo de Trabalho 15 -Populações tradicionais, territorialidades e etnociências que será coordenado por mim e pela Profa. Francisca Miller do Departamento de Antropologia da UFRN. O referido GT ocorrerá na I Semana de Humanidades da UERN (de 08 a 12 de novembro de 2010) em Mossoró/RN. Abaixo segue o resumo do GT e as normas para envio dos resumos de comunicações. 

Resumo: Este GT tem como objetivo congregar pesquisadores que desenvolvam análises teóricas e empíricas acerca de processos sociais concretos das populações tidas como tradicionais (índios, quilombolas, pescadores, camponeses, ribeirinhos, dentre outros). A meta é promover a reflexão sobre usos sociais do espaço, redes de parentesco, registros de memória, saberes tradicionais, relações com o meio-ambiente e patrimônio cultural imaterial. O GT avançará na compreensão das organizações sociais e sistemas de valores, bem como nas elaborações nativas sobre territorialidades, espacialidades e etnociências e, assim, contribuir com o debate corrente acerca do papel de tais populações no contexto de diálogo entre saberes e nas formas globais e locais de (re)criação de identidades.

- Os resumos deverão conter: 

a) Título, nomes do(s) autor(es) e vinculação institucional;
b) Entre 5.000 e 10.000 caracteres, com espaço, aproximadamente duas páginas, três palavras chaves e áreas do conhecimento (cf. tabela do CNPq - http://www.cnpq.br/areasconhecimento/).


- Os resumos deverão ser enviados até o dia 18 de outubro para os e-mails:semanadehumanidades@uern.br e humanidades.fafic@gmail.com

- Outras informações, consultar http://semanahumanidades.blogspot.com/


Agradecemos de antemão a colaboração de tod@s na divulgação dessa chamada.

Atenciosamente,

José Glebson Vieira (UERN)
Francisca Miller (UFRN)

2 comentários:

Nazareth disse...

Caríssima Fátima, fico muito grata pelo incentivo. Sei que vou crescer muito mais c/ seu apoio na presidência do folclore.

Alice Spíndola disse...

muito lhes agradeço pelas informações de hoje e outras anteriores. Agrada-me saber sobre estudos relacionados com o Rio Grande do Norte, onde tenho amigos e integro os quadros do IHGRN.
Por absoluta falta de tempo e viagens, mudanças de residência, não posso estar nesta romaria de proveitosos estudos, espero que o
resultado destas pesquisas e reflexões alcancem nível nacional.

Abraço terno,

Alice Spíndola