Fale com a Cultura em Movimento

ENTRE, PUXE UMA CADEIRA E SENTE -SE! VAMO PROSIÁ UM MUCADIM!




Fale com a Cultura em Movimento




sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

FOLIA DE REIS EM ALTA VISTA

FOLIA DE REIS EM ALTA VISTA



Elizabeth Caldeira Brito

O filósofo e poeta francês Gaston Bachelar, no livro A Poética do Espaço, afirma que a casa é um instrumento de proteção e preservação da alma humana. Para ele, “é o lugar de imagens do espaço feliz”. As casas do condomínio de Chácaras Alta Vista ratificam esta ideia. O local é inundado pelo canto dos pássaros e o suave murmúrio do silêncio. Límpidos lagos e bucólicas praças testemunharam a passagem da Folia de Reis, pelas alamedas floridas e ornamentadas. Instantes de fé, folclore, tradição e religiosidade sensibilizaram os que participaram do I Encontro da Folia de Reis de Malhador no Condomínio Alta Vista.

Devido a sua procedência, a Folia de Malhador é conhecida por Folia dos Machado. A constituição do grupo remonta há mais de cinquenta anos. Originou-se na cidade mineira de Patos de Minas oriunda da família Machado. Veio para Goiás com o casal Vicente Machado e Isabel Gonçalves. Em 1961 o clã mudou-se para São Luiz de Montes Belos em Goiás. Nos anos de 1971 e 1972 residiu em Anápolis - Goiás. Em 1973 fixou residência em Malhador, município da turística cidade goiana, Pirenópolis. Atualmente cinco, dos dezoito irmãos Machado, são foliões, dentre os mais de trinta integrantes. Pessoas, das mais diversas áreas do conhecimento, carregam a bandeira do Divino com devoção, louvor e fé. Liderados pela caçula dos irmãos, Ana Vieira Machado, compõem o grupo os irmãos Altair, Hélio, José e Valdo (um dos embaixadores).

Originária de Portugal, a Folia de Reis, foi trazida pelos colonizadores portugueses ao Brasil. Contribuiu para a formação cultural do povo brasileiro. Constituiu e enriqueceu o folclore, a cultura, a fé e as tradições religiosas do nosso País. A história, contada em prosa, versos e cantos plangentes, retrata a visita dos Reis Magos, Gaspar, Melchior e Baltazar ao menino Jesus, por ocasião de seu nascimento. Diz a lenda que os Reis viajaram do Oriente a Belém para presentear o Deus Menino com ouro, incenso e mirra, símbolos das três dimensões do Messias: realeza, divindade e humanidade.

Idealizador, organizador e anfitrião do Encontro, Juarez Antônio de Sousa é médico. Formou-se na Universidade Federal de Goiás - UFG. Especializou-se em mastologista e ginecologista. Mestre e doutor pela Universidade Federal de São Paulo é Chefe do Serviço de Residência em Mastologia do Hospital Materno Infantil de Goiânia. Preceptor de Ginecologia da Residência em Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Materno Infantil de Goiânia. Mastologista do Hospital Santa Helena de Goiânia e da Clínica Citomed de Goiânia, onde é Diretor Técnico. Ex-presidente da Sociedade Goiana de Ginecologia e Obstetrícia e da Comissão Estadual de Residência Médica - Goiás. É professor na UFG. Preside a Sociedade Brasileira de Mastologia, regional Goiás.

Juarez Sousa dedica-se ainda à música e ao esporte. Toca vários instrumentos. Desportista, recebeu inúmeros troféus no tênis. Natural da cidade de Goianésia, herdou dos pais, José Antônio Sousa e Maria Serafim de Sousa, a devoção e o respeito às celebrações religiosas.

Além de Juarez Sousa e sua esposa Ana Lúcia Osório Maroclo de Sousa, também médica (dermatologista), quatro casais receberam a Folia de Malhador em suas confortáveis residências: Antônio Edson Félix de Souza, agricultor/agropecuarista e Maria Eunice Fonseca Félix de Souza, funcionária pública federal; Joaquim José Ribeiro, assessor parlamentar e Eneida Afonso Teixeira, do lar; Marco Antônio Accioli Costa e Silva, médico pediatra e artista plástico e Sueli Almeida da Costa e Silva, decoradora; Álvaro Catelan, professor e Cláudia Catelan, paisagista. O apogeu ocorreu na residência de Juarez Antônio e Ana Lúcia. Após a aclamação ao nascimento de Jesus, serviu-se farto almoço, com iguarias da tradicional comida goiana.

As casas vestiram-se de flores, cores e presépios. Petiscos, lanches e bebidas confraternizaram os presentes. A alegria, pela singular e nobre recepção, iluminou as faces foliãs. Dentre os inúmeros convidados: Sônia Ferreira, escritora e articulista do Diário da Manhã; Marinho, escritor e Shirley Rezende, professora; o casal Marconi Ferreira Perillo (pais de Marconi Perillo, governador de Goiás); Fausto Gomes, médico e Daniela Cristina Gomes, empresária;
O domingo, nove de janeiro, fez história. Horas de festejos, religiosidade e fraternidade abreviaram o tempo. Ao lusco-fusco do dia os Reis Magos iluminaram o caminho de volta pra casa.



Elizabeth Caldeira Brito é escritora,

Vice-presidente da Comissão Goiana de Folclore-UNESCO,

Membro do Instituto Histórico e

Geográfico de Goiás, da União Brasileira de Escritores - GO

e da Academia de Letras do Brasil.

Nenhum comentário: